Nossas avaliações podem seguir protocolos internacionais ou serem customizadas, desenvolvidas especialmente para cada cliente

A MEDCIN SENSE oferece serviços de análise sensorial de produtos de uso tópico (cosméticos) e oral (alimentícios), fornecendo informações relevantes em relação ao perfil sensorial e aceitação do seu produto

Os produtos podem ser avaliados por uma equipe técnica ou por consumidores, dependendo do tipo de teste indicado. Possibilitando responder perguntas como: os produtos são iguais ou diferentes? Existem pontos de ajustes na formulação? Qual o perfil sensorial? Como o produto é percebido? Quais são os direcionadores sensoriais de preferência do consumidor?

Além de responder essas perguntas, os testes sensoriais podem suportar alegações para rotulagem e comunicação.

As metodologias são embasadas em modelos científicos, com comprovação estatística.

Como seu produto é percebido?

Avaliação sensorial

Avaliação por métodos científicos da percepção do produto através dos cinco sentidos humanos: visão, olfato, paladar, tato e audição.

É composta por estudos que associam métodos científicos a fim de mensurar e analisar respostas humanas frente a estímulos sensoriais e como esses estímulos impactam na aceitação e percepção do produto.

Estes estudos indicam quais são os direcionadores sensoriais de preferência do consumidor, o que eles valorizam, o que mais agrada e o que mais desagrada, além de fornecer informações relevantes em relação ao perfil sensorial do seu produto.

Quando fazer?

Avaliação e comparação de protótipos;;

Identificação de diferenciais sensoriais do produto para exploração na comunicação;

Comparação com referências de mercado;

Avaliação da aceitação e identificação pontos de ajustes na formulação.

Com o entendimento da pergunta a ser respondida com o teste sensorial, é realizado o desenho de estudo que pode contemplar uma única metodologia ou uma combinação de metodologias disponíveis.

  • Métodos 

    Descritivos

    Tipos de testes: Triangular, Duo-Trio, Comparação Pareada e Ordenação.

    Não avalia  a parte hedônica (se a pessoa gostou ou não).

    Avaliação feita por pessoas treinadas seguindo um protocolo.

    Não reproduz o modo de uso habitual do voluntário.

    Avaliação técnica para caracterização de produtos /  atributos específicos

  • Métodos

     Discriminativos

    Em desenvolvimento.

    Não avalia  a parte hedônica (se a pessoa gostou ou não).

    Avaliação realizada por pessoas não treinadas.

    Não reproduz o modo de uso habitual do voluntário.

    Avaliação direcionada para um determinado atributo ou para avaliação geral.

  • Métodos 

    Afetivos

    Metodologia Quantitativa.

    Afetiva (Central Location ou Home in Use Test).

    Avaliação hedônica (o quanto a pessoa gosta, se a intensidade da fragrância agrada, atributos específicos como rápida absorção, toque, absorção, cor, etc).

    Avaliação realizada por consumidores (público alvo) e não por pessoas treinadas.

    Reproduz o modo de uso habitual do voluntário.

    Avaliação sob a ótica do consumidor (alta interação com o produto).

Diferenciais e Potenciais Benefícios

Os resultados dos testes sensórias fornecem informações importantes na tomadas de decisão, dando recomendações assertivas embasadas na percepção dos consumidores.

Lançamento
de produtos

Seleção de Protótipos

Reformulação

Conhecimento das fortalezas do produto

Redução
de Custo

Suporte de claim

Monitoramento
da Concorrência

Determinação de especificações sensoriais

ESCOLHA DO TESTE

Há diferenças ou similaridades entre produtos?

Considera unicamente as características sensoriais e desconsidera a parte afetiva (gosta ou desgosta).

Como o produto é caracterizado a partir dos atributos sensoriais?

Classificação da intensidade dos atributos a fim de mapear o perfil sensorial e desconsidera a parte afetiva (gosta ou desgosta).

Como o produto é avaliado na maneira habitual de uso?

Avaliação global e afetiva do produto (gosta ou desgosta)  e avaliação de quais atributos impactaram na aceitação geral.

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