A MEDCIN SUPORTE AO CONSUMIDOR abrange as áreas de Cosmetovigilância, Farmacovigilância e Tecnovigilância.

Cosmetovigilância monitora a segurança de produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes no mercado.

Já a Farmacovigilância identifica, avalia e monitora a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro, com o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses produtos sejam maiores que os riscos por eles causados.

Enquanto a Tecnovigilância atua diretamente na proteção da saúde do paciente, visando garantir a qualidade e segurança na utilização desses produtos e duração do seu ciclo (tempo) de vida.

A grande preocupação com a segurança dos produtos cosméticos é decorrente ao fato desses produtos serem considerados de “Venda livre”, ou seja, o consumidor pode adquiri-los quando desejar, de acordo com suas preferências pessoais, sem a interferência de um profissional da saúde, devendo-se considerar também o crescente consumo mundial desses produtos.

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SUPORTE AO CONSUMIDOR

COSMETOVIGILÂNCIA
Atendendo as normas da RDC N° 332, de 01 de dezembro de 2005.

O que é

Cosmetovigilância é o conjunto de atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos eventos adversos e quaisquer outros problemas associados a produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes.

Conjunto de ações que permite monitorar a segurança do produto no mercado e promover ações necessárias para impedir/prevenir problemas com o usuário.
 

Qual a Importância

A Cosmetovigilância oferece condições de monitoramento da qualidade, segurança e eficácia dos produtos Cosméticos, de Higiene Pessoal e Perfumes, após sua comercialização e interação com o usuário/consumidor. Permite ainda a construção de indicadores que subsidiam ações de vigilância sanitária, orientando inspeções de caráter investigativo e medidas de prevenção à saúde da população.
 

Nossas Soluções:

  • Atendimento ao Consumidor;

  • Notificação a Empresa;

  • Condução da Queixa Consumidor;

  • Acompanhamento Conforme Políticas da Empresa;

  • Encaminhamento Médico;

  • Relatório Técnico e Parecer Técnico e muito mais.

 

 

 

FARMACOVIGILÂNCIA

Atendendo as normas da RDC N° 4 de 10 de fevereiro de 2009.

O que é

De acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”.

Cabe à farmacovigilância identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro, com o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses produtos sejam maiores que os riscos por eles causados.

Abrangência

  • Além das reações adversas a medicamentos, são questões relevantes para a farmacovigilância:

  • Eventos adversos causados por desvios da qualidade de medicamentos;

  • Inefetividade terapêutica;

  • Erros de medicação e/ou mau uso;

  • Uso de medicamentos para indicações não aprovadas no registro “ Uso Off Label”;

  • Uso abusivo;

  • Intoxicações;

  • Interações Medicamentosas.

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  • Encaminhamento Médico;

  • Relatório Técnico e Parecer Técnico e muito mais.

 
 

TECNICOVIGILÂNCIA

Atendendo as normas da RDC N° 67, de 21 de dezembro de 2009.

 O que é

A Tecnovigilância compreende o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde (equipamentos, materiais, artigos médico-hospitalares, implantes, produtos para diagnóstico de uso “in-vitro”).

Missão

Para o alcance de tal objetivo são realizados estudos, análises e investigações a partir de um conjunto de informações reunidas a respeito do desempenho do produto obtidas das notificações enviadas aos órgãos de Vigilância Sanitária e Anvisa.

Notificar um evento adverso ou queixa técnica associado ao uso de um produto para saúde significa comunicar um agravo à saúde do(s) paciente(s) ou usuários, efeito inesperado ou indesejável, ou falha entre outros, que comprometam a segurança sanitária do produto.

Objetivo

  • Promover a identificação precoce de problemas relacionados com os produtos/equipamentos distribuídos ou comercializados.

  • Contribuir para a avaliação do benefício, efetividade e risco associados aos produtos para saúde.

  • Melhorar os cuidados de saúde ao paciente, bem como a segurança associada ao uso dos produtos/equipamentos.

  • Promover a comunicação de questões de segurança associada a produtos para a saúde aos consumidores e profissionais de saúde.

  • Melhorar a saúde pública associada ao uso de produtos para a saúde.
     

Nossas Soluções

  • Atendimento ao Consumidor;

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  • Condução da Queixa Consumidor;

  • Acompanhamento Conforme Políticas da Empresa;

  • Encaminhamento Médico;

  • Relatório Técnico e Parecer Técnico e muito mais.

Serviços Complementares

  • Treinamento do SAC;

  • Assessoria a Gestão de Cosmetovigilância, Farmacovigilância e Tecnovigilância (Qualidade/MKT/P&D);

  • Assessoria Preventiva (Pré-Lançamento);

  • Assessoria à Área Jurídica;

  • Suporte de Reclamações Via Eletrônica

  • E muito mais.

     

Mais Informações
E-mail: suporte.consumidor@medcin.com.br 
Telefone/ WhatsApp  (11) 94311-7296
 
 
 

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